Cultura Guaratinga Ultimas Noticias

À volta por cima e a beleza no salão marca a atuação da campeã Jovina Pereira nas Tradições Juninas de Guaratinga

GUARATINGA – Depois de ficar na segunda colocação nas disputas das Tradições Juninas do ano passado, a escola Jovina Pereira superou as dificuldades e frustações, voltou ao salão e arrancou aplausos da plateia e a admiração dos jurados para voltar a ser a melhor do 6° Concurso que já é tradição em Guaratinga. O brilhantismo da equipe do povoado de Monte Alegre mostrou em suas apresentações, o que a união de um grupo pode fazer de melhor, transformando os resultados em diversão, cultura e educação. Com o titulo desse ano, a escola se torna bicampeã do Concurso de Tradições Juninas, que reúne as escolas da rede pública municipal de ensino para comemorar a data festiva de São João e finalizar o primeiro semestre do ano letivo.

http://guarananet.com/wp-content/uploads/2018/06/mon-2.jpg
Quadrilha junina da Jovina Pereira encanta o público em Guaratinga

No ano passado a segunda colocação foi muito contestada entre os participantes, deixando-os desanimados, mas com o empenho dos profissionais da escola, que souberam trabalhar muito bem a autoestima dos alunos, os ensaios foram realizados em pouco tempo, porem com muita eficiência de cada um integrante que souberam driblar a crise e encarar as dificuldades para chegar mais uma vez na arena de apresentações do Concurso Junino.

Com 40 integrantes em sua equipe este ano, a escola Jovina Pereira trouxe para o evento, a alegria e todo estilo nordestino, e desenvolveram um tema próprio: “Gonzagão e a Copa do Mundo, que fez o público vivenciar a verdadeira tradição popular e nordestina, através da barraca de comidas e bebidas típicas, casamento da roça e da quadrilha junina e ao mesmo tempo prestar uma homenagem a seleção brasileira de futebol. Com as notas somadas juntas de suas amostras, a escola somou um total de 479,5 pontos e sagrou-se mais uma vez campeã da competição. Em meio as dificuldades e com muita criatividade, a equipe do Jovina já tem em seu currículo dois títulos das Tradições Juninas (2011 – 2018) e com o entusiasmos deste ano, não vê a hora para participar da próxima edição do evento, no ano que vem.

http://guarananet.com/wp-content/uploads/2018/06/mon-1.jpg
Barraca das comidas e bebidas típicas da escola

“A escola Jovina Pereira agradece por estar participando mais uma vez das Tradições Juninas, que através desse evento podemos retratar as tradições do passado. Dessa vez nós viemos para representar o povo sofrido do sertão e mostrar principalmente através da dança, o processo de rotina da vida do povo sertanejo e nordestino”. Enfatizou Evanilson, puxado da quadrilha junina da escola campeã.

“Agente não deixar morrer as tradições que nós temos em nosso município, por mais crise, por mais dificuldades que agente passe, a tradição não pode se acabar. As escolas que participaram estão de parabéns! Deram show e todos os anos teremos o nosso Concurso de Tradições Juninas, com o apoio de toda equipe cultural e educacional que buscam sempre incentivar esses jovens maravilhosos, que realmente são grandes artistas.” Disse a prefeita Christine Pinto, que prestigiou de perto o evento.

http://guarananet.com/wp-content/uploads/2018/06/jun5.jpg
Pose e fotos para a campeã!

O Concurso de Tradições Juninas é realizado pela prefeitura municipal, com projeto do Departamento de Cultura, inserido no calendário escolar da educação de Guaratinga e tem por objetivo, apoiar e divulgar as tradições populares expressas em no município, dentro do ciclo dos festejos juninos, bem como promover a integração, estimulando a população guaratinguense, a manter o espírito de confraternização no evento cultural para estudantes e comunidade em geral.

O Concurso de Tradições teve inicio no ano de 2009 e se desenvolveu até 2012, quando caiu no esquecimento pela Gestão Municipal anterior. Com a nova Administração, o evento voltou a ser celebrado já em 2017 e se mantem firme no calendário de festas culturais do município.

Por: Estevão Silva – guarananet.com

Comentarios

Faça seu Comentario