Guaratinga Ultimas Noticias

Agentes de Combate a Endemias alcançam Índice Satisfatório e se destaca entre os municípios da Regional de Saúde

????????????????????????????????????

A equipe de combate a endemias, vem se destacando no município de Guaratinga, em um trabalhando direto com a população, vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, em busca de focos endêmicos; realizam também a inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, aplicando larvicidas e inseticidas e orientando quanto a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas. A equipe é composta por 25 Agentes de Combate à Endemias – ACE, que trabalham arduamente para combater as infestações das doenças.

A dengue representa um grave problema de saúde pública. Quando assumimos as atividades em 2017, Guaratinga se encontrava em estado de ALERTA,  e conseguimos com o excelente empenho da equipe, colocar o município no índice SATISFATÓRIO do levantamento rápido por infestação do aedes aegypti (LIRA), atingindo 0,8% no Índice de Infestação Predial – IIP.

Guaratinga hoje se destaca em toda a regional de saúde, e estamos executando também ações de prevenção contra a esquistossomose, conscientizando a população sobre a gravidade dessa doença, que é endêmica no município. Explica a enfermeira Isabela Nogueira, responsável técnica pelo setor de endemias.

“Quando assumi o cargo de secretária de saúde, percebi a real necessidade de integrarmos os ACE’s em parceria com os agentes comunitários de saúde, para solidificarmos as ações e prestar uma saúde mais eficaz na prevenção de doenças”. Afirma, Siderlândia Pereira, Secretária Municipal de Saúde.

Vamos reativar o programa de controle a esquistossomose (PCE), e percebemos os esforços dos agentes de combate a endemias na busca por uma cidade melhor, lembrando que a comunidade tem papel primordial na ajuda ao combate a essas doenças.

Nos dias 26, 27 e 28 de março, os agentes de combate a endemias receberão um curso de capacitação, para aprimoramento do trabalho prestado à comunidade, evitando a proliferação de doenças através da prevenção.

 

POR ASCOM / PREFEITURA DE GUARATINGA

Comentarios

Faça seu Comentario

Publicidade: