Guaratinga Saúde Ultimas Noticias

Caminhada NOVEMBRO AZUL acontece domingo (26) em Guaratinga

GUARATINGA – Com a realização da dos grupos Aeróbica Mulheres Determinadas e Caminhada Top, com apoio total da prefeitura de Guaratinga e Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá no próximo domingo, dia 26 de novembro, caminhada pela vida “Novembro Azul”, que busca despertar a atenção do público masculino para a necessidade de cuidar da saúde. Com o tema: “Câncer de próstata, agente precisa tocar nesse assunto”, a caminhada terá concentração às 05:30h da manhã, na praça da Matriz e sairá às ruas da cidade e visitará o espaço da Represa Point.

A dica é para que todos compareçam trajando blusa azul e calça preta e levem suas garrafinhas com água para se manterem bem hidratados.

Novembro Azul – Campanha em combate ao Câncer da Próstata

 Campanha

Depois do Outubro Rosa, para a conscientização de mulheres sobre o câncer de mama, é iniciada a campanha Novembro Azul. Ela é dedicada a mostrar aos homens o quanto é importante fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata. Durante este mês, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, intensificam o alerta.

O Novembro Azul ocorre em outras partes do mundo. Para ajudar na divulgação, importantes monumentos brasileiros, como o Congresso Nacional e o Cristo Redentor, estão desde esta segunda-feira, dia 4, iluminados de azul. O tema da campanha é Um Toque, um Drible.

Também semelhante ao Outubro Rosa, panfletos e palestrar em todas as partes do País devem ser intensificados. Mas, historicamente, o trabalho de conscientização dos homens é mais difícil. As mulheres costumam procurar com mais frequência um médico a qualquer sinal da doença. E assim como nelas, o diagnóstico precoce pode ser indispensável para a cura do câncer.

A Doença

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente, mas são: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada ou insuficiência renal.

Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.

Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Por: Estevão Silva – guarananet.com

Comentarios

Faça seu Comentario