Cultura Guaratinga Ultimas Noticias

Foliões de Guaratinga participam do 1° Encontro de Folia de Reis da Costa do Descobrimento

Foi realizado na cidade de Eunápolis de 08 a 10 de junho/2018, no Espaço Viola de Bolso, o 1° Encontro de Folia de Reis da Costa do Descobrimento, com a participação diversos mestres e mestras das folias regional. Com o apoio da prefeitura de Guaratinga, através do seu Departamento de Cultura, que acompanhou de perto o evento, o grupo tradicional folclórico de folia de reis Raizes de Dió de Guaratinga, sob o comando do mestre Ananias também se fez presente e aproveitou bastante para confraternizar o momento com outros militantes do movimento cultural.

Grupo Folia de Reis Raízes de Dió – Guaratinga (Fotos: Estevão Silva)

Durante os três dias, os participantes puderam refletir sobre a realidade dos seus grupos, suas esperanças e dificuldades, além de muita celebração e cantoria. Além da exposição de fotografias que fazem parte do projeto “É tudo folia” varias atividades foram realizadas no espaço, que teve em sua abertura oficial, na sexta-feira (08) a bela apresentação do Mestre Dema e as Flautas da Paz. No sábado (09), o cantor Pereira da Viola fez uma mostra de musicalidade maravilhosa que compõem o seu novo disco, lançado recentemente. No domingo, o dia foi de mais discussões, trocas de experiências e muita diversão no meio do salão, com o revezamento dos grupos que não paravam de esbanjar alegria através das cantigas de reis e contradanças para celebrar uma cultura que resiste em se manter firme nos dias atuais.

Muita musicalidade dos grupos, Rodas de Conversas com os mestres sobre os saberes das Folias; Palestras e Visitações da alegria marcou o Encontro. (Fotos: Estevão Silva).

“Depois de tanto tempo participando dessa cultura, pra mim esse momento foi muito prazeroso. Conheci outras pessoas que pensa do nosso jeito e com a mesma vontade de manter viva a folia de reis. Espero que esse tipo de movimento cultural não pare por ai e se desenvolva em outros lugares para fortalecer a nossa cultura. Está de parabéns toda equipe organizadora do viola de Bolso”. Afirmou o mestre Ananias, da folia de reis “Raízes de Dió”, de Guaratinga.

Contudo o resultado foi gratificante e por decisão dos participantes no bate-papo do último dia, o próximo encontro de folia de reis está previsto para acontecer no próximo ano, na cidade de Guaratinga.

Os foliões guaratinguenses receberam apoio da prefeitura municipal, através do Departamento de Cultura (Fotos: Estevão Silva)

O evento foi organizado pelo ponto de cultura Viola de Bolso, sendo resultado do Projeto Folias de Reis na Costa do Descobrimento, participante do Edital Territórios Culturais, da Secult Bahia e teve como principal objetivo, ajudar na revitalização dessa a prática religiosa e cultural da região, que vem perdendo força nas últimas décadas, mas que resiste e necessita ser fortalecida.

Por: Estevão Silva – guarananet.com

Comentarios

Faça seu Comentario

Publicidade: