Cultura Educação Guaratinga Ultimas Noticias

GUARATINGA: Biblioteca Pública recebe doação de livros da Fundação Pedro Calmon

A Biblioteca Pública Municipal Daniel Santos em Guaratinga recebeu na manhã da última segunda-feira (06), 220 livros da Fundação Pedro Calmon, através da Gerência Técnica-GETEC da Diretoria de Bibliotecas desta Fundação. A doação é proveniente de uma solicitação feita pelo diretor de Cultura Estevão Silva do Nascimento, para composição e atualização do acervo da biblioteca que se encontra desatualizado. Dentre os temas dos livros doados estão clássicos de literaturas, romances, contos, poesias e outros que depois de catalogados estarão à disposição do público leitor.

O diretor do Departamento de Cultura – órgão responsável pela Biblioteca destacou a importância da ação para a comunidade guaratinguense. “Quem agradece é a população de Guaratinga, que será a principal beneficiada com a contribuição ofertada à cultura do nosso município, o que servirá para ampliar o nosso acervo e despertar nos leitores uma consciência crítica da importância do livro e da leitura”. Destacou o Diretor.

Os interessados em doar livros podem encaminhar sua doação ao Departamento de Cultura, através do telefone 73 3277 2088, 73 98117 4485 ou direcioná-la à Biblioteca Pública.

SOBRE A BIBLIOTECA DANIEL SANTOS

A Biblioteca foi encontrada pela atual Administração Municipal, completamente desativada e jogada as traças em um cômodo imundo e sem qualquer estrutura que pudesse comportar o seu acervo, que também se encontrava em péssimas condições de armazenamentos, ficando o mesmo, exposto água das chuvas que escorriam pelas paredes e acumulavam no chão mais de 700 livros e revistas ficaram sem condição de recuperação e por conta disso foram perdidos. Os poucos móveis encontrados se encontravam em péssimo estado de conservação e vários aparelhos eletrônicos e de computação desapareceram.

A Biblioteca foi encontrada em estado deplorável

Graças ao empenho da prefeita Christine Pinto, desde o início do ano, a Biblioteca Pública Municipal Daniel Santos, conseguiu de volta a seu espaço e a custa de muitos esforços, no dia 01 de setembro de 2017 teve oficialmente suas portas reabertas a população com grande estilo. Atualmente a Casa da Leitura se encontra instalada na Rua Nova, 76 – Centro, onde se encontra em pleno funcionamento, com interação direta da comunidade que necessita dos seus serviços, como por exemplo, aulas de violão, reforço a leitura e coral, todas voltadas às crianças, jovens e adultos de Guaratinga.

A foi renovada e entregue a população pela prefeita Christine Pinto

Também já foi realizado o recadastramento da Biblioteca no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) e assinado pela prefeita Christine, o Convênio de Cooperação Técnica  entre a Fundação Pedro Calmon, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia responsável pela operacionalização do Sistema Estadual de  Bibliotecas  Públicas e o município de Guaratinga, com interesse de firmar parceria, que permitirá visitas e assistência técnica as bibliotecas do município.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00h as 12:00h e das 14:00h as 21:00h.

Por: guarananet.com

Comentarios

Faça seu Comentario