Agricultura Guaratinga Ultimas Noticias

GUARATINGA: “Dia de Campo”: Uma nova estratégia do agronegócio

????????????????????????????????????

O Sindicato dos Produtores Rurais de Guaratinga, em parceria com a FAEB/SENAR E SEBRAE, com o apoio da Veracel, Cargil e a Prefeitura Municipal, realizou no último dia 24/03  (sábado), um DIA DE CAMPO, na Fazenda Altamira, Comunidade de Córrego do Ouro, que contou com a presença de produtores rurais do município e  região, a exemplo de  Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Eunápolis. Além de estudantes, que tiveram atividades práticas no plantio de mudas de várias espécies e orientação técnica para a preservação de nascentes. O assunto foi de fundamental importância para a formação curricular e educacional dos alunos do 8º e 9º ano do Instituto de Educação de Guaratinga, que teve participação ativa no evento, ao longo de todo o dia, com  nova conscientização  para a classe estudantil.

O evento foi bastante produtivo, e teve como Palestrantes o Dr. Walter Miguel Ribeiro, falando sobre Manejo Nutricional. Ele é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de São Carlos mestrado e doutorado em Forragicultura e pastagem pela Unesp-Botucatu, atualmente coordenador do projeto balde cheio em Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Seguido do Dr. Mauro Pereira, com a Palestra Manejo Reprodutivo. O Dr. Mauro Pereira de Figueiredo, é graduado em Zootecnia e Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade de São Paulo, doutorado em medicina veterinária Terärztiliche Hoschschule Hannover – Alemanha, professor da Uesb, mestrado e doutorado em Zootecnia da Uesb, linha principal de pesquisa avaliação e utilização de alimentos concentrados e volumosos para ruminantes.

A tarde, os participantes e alunos do Instituto de Educação, foram até o local de uma nascente para realizar o processo de proteção, com plantio de mudas de várias espécies da mata nativa, onde absorveram o conhecimento de que é possível proteger, conservar e manter uma nascente, pois a água é fator indispensável no nosso cotidiano. Vários alunos e alunas fizeram o plantio, além de professores e técnicos que acompanharam a posição das mudas, para formação de  matas ciliares no entorno e acima de onde nasce o olho d’agua. Em seguida assistiram uma palestra sob o tema: Proteção de Nascentes com Conservação Produtiva,  ministrada pelo Dr. Dam Érico Lobão, Engenheiro Florestal e Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa (MG) – UFV, Doutorado em Agronomia pela UNESP de Jaboticabal (SP), Pesquisador da CEPLAC-MAPA; Professor da UESC. e da FTC, Assessor Técnico da Central Nacional dos Produtores de Cacau, Centro de Desenvolvimento Agroambiental e Cidadania – CDAC. e do Instituto Chocolate – IC, Experiência em manejo, recuperação, conservação e uso de florestas tropicais; sistemas agroflorestais (SAF) e recuperação de áreas degradadas; Atua principalmente na conservação produtiva de Recursos Naturais; em sistema cacau-cabruca; e resgate produtivo de espécies arbóreas nativas ameaçadas.

E para finalizar, foi ministrada a última palestra sobre O Cacau e sua cultura sustentável, com o Dr. Amúlio Loureiro, graduado pela Universidade Federal da Bahia – Engenheiro Agrônomo, especializado em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar, com  Especialização em Auditoria e Perícia Ambiental, Instrutor do SENAR, equipe do Pro SENAR CACAU e Pro SENAR CAFÉ.

O Evento  organizado por Jorge Barreto Brito, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guaratinga, e sua equipe altamente competente, com uma programação vasta, que trouxe uma riqueza de conhecimentos nas respectivas áreas em destaque nas palestras, proferidas por especialistas renomados e de elevado conceito profissional, de modo a oferecer aos público uma experiência única nas áreas de atuação, primando pelo desenvolvimento regional e acima de tudo, valorizando o homem do campo.

Ao falar de Proteção de Nascentes, conservação e proteção ao meio ambiente, abriu um leque para uma discussão que chama a atenção de todos os indivíduos para uma responsabilidade de cuidar e proteger os recursos hídricos, cujos percentuais são de 3% em nosso País, e que antes era inesgotável, mas com o passar dos anos a água potável do Mundo inteiro pode faltar. Esse tema, não é apenas uma questão de interesse dos produtores rurais, ou estudantes, mas uma responsabilidade de todos.

Abrilhantaram o Dia de Campo, diversas autoridades e personalidades do Município, como a Prefeita Drª Christine Pinto, os Secretários, de Governo – Ana Lídia Batista Ribeiro, de Meio Ambiente e Turismo – Adalberto Oliveira, Agricultura – Inocêncio Pinheiro, e Desenvolvimento Rural – Justiniano das Virgens. Além dos Produtores Rurais e Estudantes. Oportunamente, registramos um agradecimento especial, a Direção do Instituto de Educação de Guaratinga, por ter entendido o propósito e enviado 25 alunos, acompanhados dos professores Adalto, Odenilson, Clébia e Adelaide, que tiveram participação ativa no evento. Para os alunos, o ponto de destaque foi no plantio de mudas, onde alguns manifestaram emoção ao saber que estava praticando uma ação de modo a contribuir com o meio ambiente e as fontes de água para a nossa sobrevivência. “Eu estou emocionada, com tudo isso”, declarou a aluna Carla Beatrini.

 

POR ASCOM / PREFEITURA DE GUARATINGA

Comentarios

Faça seu Comentario

Publicidade:

  • banner1.gif