Cultura Guaratinga Ultimas Noticias

GUARATINGA: Prefeitura realiza com sucesso o 6° Encontro de Tradições Juninas

A Prefeitura Municipal de Guaratinga, através da Secretaria de Educação e do Departamento de Cultura promoveu na última sexta-feira (22), o 6° Encontro de Tradições Juninas, que reuniu no ginásio de esportes José Dias da Costa, escolas da rede pública de ensino municipal da sede e povoados do município para celebrar o encerramento do primeiro semestre do ano letivo com muita festa e alegria para a escolha da melhor apresentação de quadrilha junina, casamento na roça e a barraca típica com iguarias da época.

http://guarananet.com/wp-content/uploads/2018/06/jun2.jpg
Encontro de Tradições Juninas encerra primeiro semestre do ano letivo em Guaratinga

O evento que faz parte do calendário escolar tem por objetivo apoiar e divulgar as tradições populares expressas em no município, dentro do ciclo dos festejos juninos, bem como promover a integração, estimulando a população guaratinguense, a manter o espírito de confraternização no evento cultural para estudantes e comunidade em geral.

http://guarananet.com/wp-content/uploads/2018/06/jun4.jpg
Escolas apresentaram barracas com comidas e bebidas típicas

O inicio se deu por volta das 14:00h e a primeira a se apresentar, porém sem avaliação para a concorrência foi a Creche Municipal Vovó Vicência, que levou para a arena toda simpatia dos pequeninos que não se intimidaram, fizeram bonito e arrancaram aplausos do público com a apresentação do Arraiá da Família. Na sequencia, as escolas Yêda Barradas Carneiro e ACM do povoado de Barra Nova também se exibiram de maneira simples e agradável, demonstrando a verdadeira harmonia e o interesse de comemorar os festejos em coletividade.

http://guarananet.com/wp-content/uploads/2018/06/jun3.jpg
Quadro de jurados compostos por artistas musicais, estudantes de artes, escritor e poeta

As escolas Renascer 1, Joessy Pereira, Instituto de Educação e Jovina Pereira esquentaram ainda mais o clima com suas apresentações que contagiaram o público que compareceu para prestigiar o evento. Os trabalhos das escolas foram avaliadas por uma equipe de cinco jurando com amplo conhecimento das tradições. Durante as apresentações de quadrilhas e casamento da roça, a comissão julgadora ainda avaliou a barraca típica mais tradicional, que deveriam expor para apreciação do júri, pelo menos 8 pratos de comidas típicas da época junina, mantendo a origem e composição da receita e originalidade.

http://guarananet.com/wp-content/uploads/2018/06/jun5.jpg
Escola Jovina Pereira é a campeã das Tradições Juninas 2018

No final, o público vibrou com o resultado da comissão julgadora que ao somar as notas do casamento da roça, quadrilhas e barracas típicas apontou a escola municipal Jovina Pereira, do povoado de Monte Alegre, como a campeã do 6° Encontro de Tradições Juninas de Guaratinga. O 2° lugar ficou para o Instituto de Educação; o 3° foi o Joessy Pereira e em 4° ficou a escola Renascer 1.

http://guarananet.com/wp-content/uploads/2018/06/jun6.jpg
Prefeita Christine Pinto confirma apoio para as tradições juninas do próximo ano

Prestigiaram o evento, a secretária municipal de educação, Fabiana Barbosa e demais secretários de governo, o diretor de cultura Estevão Silva, a vereadora Simone Almeida e a prefeita de Guaratinga Christine Pinto, que em momento oportuno parabenizou todos os participantes, agradeceu os esforços de todos e garantiu a realização da próxima edição.

Por: Estevão Silva – guarananet.com

http://guarananet.com/wp-content/uploads/2018/06/%C3%ADndice.jpg

Comentarios

Faça seu Comentario