Cultura Guaratinga Ultimas Noticias

População de Santo Antônio do Jacinto prestigia desfile cívico que levou às ruas a diversidade cultural do Brasil

Com o tema “Brasil um país de todas as culturas”, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas da rede municipal de Santo Antônio do Jacinto/MG, realizaram na manhã do último dia 08, o Desfile Cívico em alusão ao 7 de Setembro, com apresentações de  lindas alegorias que contaram através da cultura, um pouco da história do Brasil. Riqueza cultural, beleza, criatividade e participação popular foram alguns dos ingredientes que marcaram a manifestação, que tem sido para atual Administração Municipal, um dos acontecimentos mais importantes no calendário de eventos do município. As bandas marciais de Santo Antônio do Jacinto e Guaratinga/BA animaram o desfile, do inicio ao fim do percurso.

O desfile cívico saiu da creche municipal Emília Maciejewsky e seguiu até a Praça de Eventos, dividido em alas que mostraram um Brasil cultural por sua história. Alunos, professores e demais funcionários públicos envolvidos no desfile esbanjaram simpatia e alegria com suas alegorias cheias de fantasias contando uma história que teve inicio com os primeiros habitantes de nosso país, os índios, que foram destacados pelas suas culturas de convivência ambiental, alimentar e crenças.

O desfile mostrou ainda, a chegada da caravela de santa cruz, da corte portuguesa no Brasil e a imigração de europeus. A cultura africana foi enfatizada após a chegada dos negros no país, que trouxeram grande riqueza cultural através das danças e religião. Ainda foi lembrado os direitos adquiridos pelos negros, através das leis que garantiram medidas efetivas para o fim do regime de escravidão, a contar de 1850, com a criação da Lei Eusébio de Queirós, até a assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, que ocorreu em 13 de Maio de 1988 e libertou os escravos. Na última ala do desfile, a miscigenação abordava os desafios da população negra: a luta contra o preconceito e a desigualdade social, que infelizmente ainda ocorrem em nosso país com bastante frequência.

Na Praça de Eventos da cidade, todas as alas se concentraram para a entoação do hino nacional. Na sequencia o secretário de educação Idelvimark Bandeira Carvalho, único a se pronunciar, justificou a ausência do prefeito Emerson Bandeira, que por motivos de força maior, não pôde estar presente, mas deixou a mensagem de agradecimento a toda a população que realiza através deste evento, um importante papel de manter viva a tradição, além de se voltar com respeito para a história do Brasil. O secretário finalizou agradecendo o empenho de todos os alunos e professores das escolas públicas da sede, povoados e zona rural, que se juntaram com os demais funcionários públicos para organizar  em parceria com a prefeitura, este evento que mantem vivo o patriotismo do povo de Santo Antônio do Jacinto.

BANDAS MARCIAIS

As Bandas Marciais de Santo Antônio do Jacinto (BAMSAJA) e Guaratinga/BA (BAMUG) se destacaram pelas brilhantes apresentações que animou crianças, adultos e idosos que acompanharam o desfile, aplaudindo as coreografias e músicas executadas pelos seus integrantes. No final das apresentações das alas, as Bandas se revezaram com execuções de dobrados cívicos e de musicas modernas do cenário nacional.

Por: Estevão Silva – guarananet.com

CLIQUE  E VEJA AS FOTOS

 

Comentarios

Faça seu Comentario

Publicidade:

  • banner1.gif