Guaratinga Ultimas Noticias

Prefeitura de Guaratinga decreta situação de emergência em razão de inundações causadas pelas chuvas

Prefeitura de Guaratinga, decreta situação de emergência nas áreas do Município por causa das inundações e enxurradas que causaram estragos na cidade e zona rural nos últimos dias.

Considerando a grande precipitação pluviométrica ocorrida no ultimo dia 13, por volta das 23h, ocasionando desastres e desabamento total e parcial  de residências, destruindo calçamentos de diversas vias públicas e provocando sérios riscos a uma parcela da população.

Aproximadamente mais de  200 pessoas foram prejudicadas pelos temporais na cidade, sendo que 79 estão desabrigadas. Além disso, mais de 30 residências tiveram algum tipo de estrago, inclusive na zona rural e nos povoados de Barra Nova e Cajuíta.

Além das Inundações que desabrigaram e desalojaram diversas famílias, ainda prejudicaram instalações, eletrodomésticos e móveis das casas residenciais, danificaram produtos comerciais e afetaram a atividade agropecuária no município, com a queda de barreiras, deixando trechos completamente intransitáveis, destruindo pontes, além de danificar as estradas vicinais.

Um levantamento feito pela Coordenação Municipal de Defesa Civil, com o quantitativo dos danos sofridos pela população, ultrapassa a capacidade econômica do Município, tendo que recorrer ao Governo Federal, em busca de recursos para reabilitação do cenário e reconstrução de moradias e outros locais atingidos pela catástrofe.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município na ultima sexta-feira, dia 15, e é o primeiro passo para que Guaratinga possa receber recursos do Governo Federal para a recuperação dos danos causados pelas chuvas, segundo a Defesa Civil Estadual.

O documento autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos com a comunidade para facilitar ações de assistência social junto à população atingida, sob a Coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil.

Entre as determinações do decreto, também está à dispensa de licitação para a compra de bens para as atividades de recuperação, de prestação de serviços e de obras relacionadas aos estragos causados pelas inundações.

As chuvas fortes que atingiram a cidade desde quarta-feira (13) foram superiores a média comum para esta época do ano, fazendo com que o Rio dos Frades subisse quatro metros acima do seu nível normal, causando sérios prejuízos.

Casas foram completamente destruídas, outras tiveram suas estruturas comprometidas, e outras parcialmente danificadas, ruas com pavimentação destruída pela força da correnteza.

Entre as ocorrências registradas na cidade devido às chuvas, também está a interdição de estradas e a destruição de pontes, povoados foram atingidos, deixando regiões inacessíveis, devido o nível dos rios e queda de barreiras.

Duas pontes próximas à área urbana de Guaratinga, foram deslocadas e levadas pela força das águas, mas ainda não há um balanço dos estragos causados pelas chuvas na zona rural do município, e caso a situação perdure por um longo período, há riscos de novos desabamentos e interdição de estradas devido o desmoronamento nas áreas mais castigadas pelas chuvas.

Entretanto, a população vem prestando ajuda solidária aos desabrigados de forma a conter e minimizar o sofrimento das famílias que tiveram que deixar suas residências, devido ao perigo de novas inundações. Roupas e alimentos foram providenciados pelos populares, e a prefeitura autorizou a utilização de escolas e o centro cultural, para acolher as famílias vítimas do desastre.

As chuvas devem diminuir no domingo dia (24), em boa parte da Bahia, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Entre o litoral, cidades da região, além do norte de Minas, ainda há risco de chuvas isoladas, principalmente a partir do período da tarde, de acordo com os meteorologistas.

Nas demais áreas da região haverá nebulosidade variável com pancadas de chuvas isoladas. Temperatura estável. Máxima de 37°C. e mínima de 19°C no sul da BA.

Comentarios

Faça seu Comentario

Publicidade: