Cultura Guaratinga Ultimas Noticias

Prefeitura promove maratona de realizações: mercadão, barracas, biblioteca, eventos culturais, academia de saúde

Depois do dia anterior inesquecível em que iniciou as comemorações dos 56 anos de emancipação política em grande estilo, a prefeitura de Guaratinga promoveu nesta sexta-feira (1/9) uma verdadeira maratona de realizações nos mais diversos setores da administração municipal.

Reforma e barracas  

Logo cedo, a prefeita Christine Pinto esteve no Mercado Municipal, que passou por reforma e melhorias em sua estrutura, onde fez entrega de 50 barracas padronizadas novinhas aos feirantes, que agora contam com equipamentos e um ambiente digno para desenvolverem suas atividades.

Representando os feirantes, os veteranos dona Joana e os senhores Louro e Bigode fizeram questão de abraçar a prefeita e agradecer por tudo que tem sido feito por eles e pela comunidade.

O secretário de Agricultura, Inocêncio Pinheiro, lembrou que no ano de 1994, quando esteve secretário, realizou reforma e a cobertura da feira livre; somente vinte anos depois, na gestão do ex-prefeito Ademar Pinto, foram feitas melhorias; nos últimos quatro anos o abandono e a degradação foram totais, e somente agora a prefeita Christine Pinto realizou uma nova reforma, com entrega das barracas, reforçando aos usuários: “É de vocês; tomem conta do que foi conseguido com dificuldade”.

“Que chorem as viúvas do ex-prefeito”, finalizou o secretário.

O presidente da Câmara, Jadel Galvão Vaz, enfatizou que será promovido um mutirão para alavancar a agricultura do municípiuo, ressaltou a valorização dos trabalhadores, e finalizou dizendo: “Não queremos construir uma cidade do ódio, da avareza, do rancor”.

O líder político e ex-prefeito Ademar Pinto, emocionado, destacou, apontando para a prefeita Christine Pinto: “O povo sabia que você ia transformar este município, o povo vinha há quatro anos na sarjeta”, e continuou: “Rui Costa vai vir visitar Guaratinga, onde há vinte anos não vem um governador; o mercado de carne vai ser reconstruído”.  E colocou um ponto final em sua breve fala ressaltando: “A prefeita não rouba, o dinheiro é investido na saúde, na agricultura, na educação,…”.

Breve e objetiva em seu pronunciamento, depois de percorrer as instalações, abraçar a todos, a prefeita Christine Pinto agradeceu aos comerciantes, com quem sempre está todos os sábados pela manhã fazendo feira, fez um breve relato de como conseguiu as barracas.

“Estava em Salvador, soube que o governo estava distribuindo barracas, e pensei: por que Guaratinga não recebeu? Então fui ao deputado Ronaldo Carletto e disse: quero barracas para Guaratinga. Imediatamente foi feito contato, disseram que precisava apressar o recebimento e retirada dos equipamentos, e no outro dia o caminhão já estava carregado e viajando para cá”.

Sem mais delongas, a prefeita deu uma demonstração de que está focada no trabalho e não em questões e pensamentos menores, quando finalizou dizendo: “O ódio, o rancor, a perseguição, são coisas do passado”.

Biblioteca Pública

Uma ação meritória foi a entrega da Biblioteca Pública Daniel Santos, que funciona na Rua Nova, mercê do trabalho sério do secretário de Educação Francisco Carlos e do Diretor de Cultura Estêvão Silva. Depois de ficar quatro anos desativada, a biblioteca foi entregue ao público, com um acervo e condições de atender a estudos e pesquisas de toda a comunidade.

Abrilhantendo a inauguração, foram feitas apresentações da Banda Marcial, do projeto Coral de Vozes e apresentações de dança dos alunos do Instituto de Educação.

Segundo o secretário Francisco Carlos, o resgate e a entrega da biblioteca são o símbolo da cultura, sendo seguido por Estêvão Silva, informando que na área cultural Guaratinga terá o Coral de Vozes com 100 crianças até o Natal, serão ministradas aulas de violão para 70 crianças, o projeto Capoeira da Gente terá 80 participantes, “porque Guaratinga tem cultura”.

O presidente da Câmara, Jadel Vaz, disse que o Poder Legislativo acredita no trabalho da prefeita Christine Pinto, que a educação vai ajudar a fazer o melhor pelo município.

Com trinta anos de escola no município, a professora Glória, filha do saudoso Daniel Santos, falou emocionada das extraordinárias virtudes daquele que por méritos teve seu nome gravado na Biblioteca, que embora ele tenha estudado somente até a quinta série, se tornou um símbolo da cultura no município, com muito conhecimento.

Finalizando a solenidade, a prefeita Christine cortou a fita inaugural, percorreu as instalações da nova biblioteca, abraçou carinhosamente cada uma das crianças do Coral de Vozes, e disse que deverá também ser formado um coral de adultos para a cantata de Natal, além de estruturar ainda mais a Banda Marcial.

“Estamos resgatando a cultura, a alegria, nada de ódio, de rancor, de perseguição. Devemos ter respeito e carinho”, finalizou.

Outras atividades

O Grupo Viola de Bolso, durante toda a tarde realizou diversas atividades artísticas e culturais na Praça 31 de Agosto.

No final do dia, acontece a inauguração da Academia de Saúde.

E ainda na noite desta sexta-feira tem apresentação musical com o Grupo Viola de Bolso.

Por: Idalício Viana

 

Comentarios

Faça seu Comentario

Publicidade:

  • banner1.gif