AgriculturaUltimas Noticias

Adab treina produtores para vacinação contra brucelose em Guaratinga

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri) iniciou nesta quinta-feira (18), no município de Guaratinga, treinamento de produtores rurais para a realização da vacinação contra brucelose no estado. Os cursos são desenvolvidos com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e direcionados para os produtores cadastrados nos sindicatos locais.

Para a coordenadora do Programa Nacional Contra Brucelose e Tuberculose, Luciana Ávila, a vantagem desta ação é a capacitação de pessoas que já lidam com agropecuária e estão inseridas na comunidade, podendo se tornar parceiros da Adab, levantando demandas e apontando locais para atendimento específico. “Após a capacitação, os produtores serão Agentes Vacinadores e poderão atuar em pequenas comunidades da região de seu campo de atuação”.

Bezerras – Segundo o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, “outro ponto positivo é o incremento da vacinação de bezerras contra a doença, em todo o estado, o que fortalece a defesa agropecuária em território baiano”. Mais de 400 mil bezerras foram vacinadas em 2012, com a ajuda de médicos veterinários cadastrados e de agentes vacinadores treinados pela Adab, que também já capacitou mais de dois mil agentes vacinadores para a atividade, que integra o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

 

Por Secom/Bahia

Comentarios

Faça seu Comentario

Comentarios(1)

  1. Eu estou fazendo um curso de auxiliar tecnico veterinario,aqui na cidade de Cipo Ba,estou na verdade esperando uma oportunidade de tomar um treinamento da brucelose ,pra facilitar as vacinaçoes adequada no tempo certo e com as necessidade de to do rebanho que possuem na zona rural.
    Quem souber onde tem este trenamento entr no meu zaap 75 998511918 fico muito agradecido
    Jose Fernandes.

Comente aqui