GuaratingaUltimas Noticias

Eleito o novo Conselho Tutelar de Guaratinga

Foram contabilizados 2.523 votos na eleição para conselheiros tutelar do município de Guaratinga. Cinco candidatos foram eleitos para o mandato de quatro anos. Concorriam 21 candidatos. A votação aconteceu neste domingo (06), na cidade de Guaratinga.

Durante todo o dia, a movimentação foi intensa para eleger os novos representantes dos direitos da criança e adolescentes em Guaratinga. Com a eliminação das urnas nos Povoados e Distrito, os eleitores tiveram que se concentrarem em massa no Instituto de Educação de Guaratinga, onde apenas 06 urnas foram disponibilizadas.  Os portões foram abertos as 08:00h, houve muita reclamação por conta falta de suporte para que os eleitores pudessem agilizar a votação com agilidade, já que as urnas foram distribuídas  em três salas e atendidas por ordem alfabética. Os portões foram fechados as 17:00h, com centenas de eleitores do lado interno do colégio, que não conseguiram votar no tempo determinado.  A votação foi até as 20:30h.

A movimentação foi intensa do início ao fim da votação em Guaratinga / Fotos: Estevão Silva

Por volta das 21 horas deu inicio as apurações dos votos. Candidatos e fiscais acompanharam de perto a contagem dos votos que durou cerca de 6 horas.

No final foram eleitos os novos representantes do Conselho Tutelar de Guaratinga:

1º Nilton “Badega” (19) – 776 votos;

2º Luyan Gobira (17) – 650 votos;

3º Rogério Silva (11) – 644 votos;

4° Luan “Tiquinha” (06) – 613 votos

5° Ana Paula (15) – 578 votos.

Os suplentes foram:

André Felipe (01) – 576 votos;

Cléria Martins (03) – 540 votos;

Luan Viana (07) – 492 votos;

Ivone Rodrigues (05) – 499 votos

Deilto do Sindicato (04) – 475 votos.

Neste novo quadro de conselheiros tutelares permaneceram os nomes de Luyan Gobira e Rogério Silva e vão assumir pela primeira vez a função, Nilton “Badega”, Ana Paula e Luan “Tiquinha”. A posse será no dia 10 de Janeiro de 2020.

Todo processo eletivo foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que contou com total apoio do ministério público Estadual.

Novo time do Conselho Tutelar de Guaratinga paras os próximos quatro anos (2020 a 2024) / Foto: whatsapp

 Funções do Conselheiro

O conselheiro tutelar deve cumprir com eficácia sua missão de garantia de defesa aos direitos da criança e do adolescente confiada pelo ECA (Estatuto do da Criança e do Adolescente). Dentre suas atribuições, as principais são: zelar pelo cumprimento de direitos de crianças e adolescentes, garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos e orientar a construção da política municipal de atendimento. As medidas devem ser aplicadas em relação às crianças e adolescentes, aos pais ou responsáveis, às entidades de atendimento, ao Poder Executivo, à autoridade judiciária, ao Ministério Público e às suas próprias decisões.

Por: Estevão Silva – guarananet.com

CONFIRA A RELAÇÃO COMPLETA DOS CANDIDATOS E SUAS RESPECTIVAS VOTAÇÕES:

 

Comentarios

Faça seu Comentario