Guaratinga Saúde Ultimas Noticias

Guaratinga participa do mutirão de cirurgias de catarata oferecido pelo Estado através da SESAB

Na manhã desta terça-feira, dia 09/10, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinga encaminhou para a Clínica Day Hork em Eunápolis 48 pessoas para exames pré-operatórios e análises clínicas, averiguadas por especialistas para o Mutirão de Cirurgias de Cataratas que acontecerá no dia 20, oferecido pelo Governo do Estado através da SESAB.

Até o momento 89 pacientes de Guaratinga estão cadastrados, e desse total cerca de 48 serão submetidos a cirurgia com data prevista para o dia 20/10. Os demais passarão por avaliação e terão suas cirurgias marcadas oportunamente. O Day Hork é um dos melhores hospitais de olhos da Bahia, referendado por instituições internacionais, de modo que o atendimento é especializado, o que sem sombra de dúvidas trás mais segurança ao paciente que necessita passar por esse tipo de procedimento. Em Eunápolis, a Clínica Day Hork prestará todo o atendimento, com estrutura preparada para atender essas demandas.

Esta é uma parceria da Prefeitura de Guaratinga junto a SESAB, tendo em vista a conquista de vagas para atender os pacientes do município com problemas de cataratas, de modo que praticamente todos os que foram cadastrados serão prontamente atendidos.

São oferecidos atendimentos gratuitos de triagem para pacientes de Guaratinga a partir de 60 anos, ou com idade inferior desde que esteja com requisição médica ou relatório médico informando diagnóstico de catarata. Após a confirmação do diagnóstico, os pacientes são encaminhados para a cirurgia de catarata por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A catarata é uma opacidade do cristalino, uma espécie de lente natural do olho. Os indivíduos portadores da catarata apresentam a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada, dificultando as tarefas cotidianas, como ler, dirigir um carro ou até mesmo interpretar a expressão das pessoas.

Os oftalmologistas explicam que a principal causa da catarata é a idade, porém outros fatores e doenças podem estar associados ao seu desenvolvimento, tais como o diabetes, o tabagismo e o uso de certas medicações, como os corticosteroides.

O diagnóstico deve ser feito por um oftalmologista, através de exames detalhados que podem indicar o tratamento específico para cada tipo de catarata.

Todo o cuidado com a população acontece graças ao empenho da prefeita Christine Pinto e da secretária de saúde Siderlândia do Carmo, na busca incessante por melhorias no atendimento à saúde, facilitando o acesso dos menos favorecidos aos serviços mais complexos e gratuitos oferecidos pelo SUS.

Por: ASCOM/PMG

Comentarios

Faça seu Comentario